O Galo
Blog da Concelhia de Barcelos do Partido Comunista Português
30
Out 17

PCP.png

 

Exmo. Sr. Presidente da Câmara de Barcelos

Miguel Costa Gomes

 

        Os processos de avaliação na Administração Pública, introduzidos pelo SIADAP, geram problemas e discriminações aos quais acresce o facto de entidades e serviços não terem o sistema de avaliação implementado, não efectuando, durante anos, qualquer avaliação.

 

       

A Lei nº 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, que estabeleceu os regimes de vinculação, de carreiras e de remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas, adaptada às Autarquias Locais pelo Decreto-Lei nº 209/2009, de 3 de Setembro, possibilita a alteração do posicionamento remuneratório dos trabalhadores por opção gestionária.

 

        O artigo 113º da referida Lei, prevê no nº 7 que “O número de pontos a atribuir aos trabalhadores cujo desempenho não tenha sido avaliado, designadamente por não aplicabilidade ou não aplicação efectiva da legislação em matéria de avaliação do desempenho, é o de um ano por cada ano não avaliado”, em consideração ao disposto deste artigo a generalidade dos municípios procedeu ao posicionamento remuneratório por opção gestionária, corrigindo situações de desigualdades entre trabalhadores avaliados e não avaliados, estes últimos, por factos que lhes são alheios.

 

        Tal decisão dos municípios despoletou inspecções e auditorias com imputação de infracções financeiras pois, segundo a interpretação da Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público adoptada pela Direcção-Geral das Autarquias Locais, a norma contida no nº 7 não ser aplicável às situações de alteração de posicionamento remuneratório dos trabalhadores por opção gestionária, por tal obrigar a uma efectiva avaliação.

 

        Recentemente, a Lei nº 80/2017, de 18 de Agosto, interpreta o nº 7 do artigo nº 113 da Lei nº 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, e pela redacção do artigo nº 113-A que diz “O disposto no nº 7 do artigo 113º é aplicável aos trabalhadores cuja alteração do posicionamento remuneratório resulte da opção gestionária” afasta as dúvidas existentes. Esta norma interpretativa produz efeitos desde entrada em vigor da Lei nº 12-A/2008, de 2 de Fevereiro.

 

         Em 2010 a Câmara Municipal de Barcelos decidiu não implementar a opção gestionária alegando incapacidade orçamental para proceder ao posicionamento remuneratório dos trabalhadores não avaliados. Tal decisão gerou descontentamento no seio dos trabalhadores que chegaram a manifestar o desagrado com uma concentração à porta do município.

 

        Em 25-06-2010, a Assembleia Municipal de Barcelos, sob proposta do Partido Comunista Português, recomendou, por maioria, à Câmara Municipal de Barcelos que procede-se ao posicionamento remuneratório por opção gestionária.

 

        Tendo em conta que foram sanadas as dúvidas interpretativas quanto à aplicabilidade da opção gestionária e que, segundo o executivo, a situação financeira do Município é estável e saudável afastando a incapacidade orçamental alegada em 2010, o Partido Comunista Português entende que estão reunidas as condições para a Câmara Municipal de Barcelos proceder ao posicionamento remuneratório por opção gestionária, corrigindo situações de desigualdade no seio dos trabalhadores e repondo alguma justiça remuneratória.

       

        Posto isto e ao abrigo do artigo 4º da lei nº 24/98 de 26 de Maio (estatuto do direito de oposição) questionamos o Sr.º Presidente da Câmara de Barcelos, sobre:

 

1 – Reconhece o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Barcelos a situação de desigualdade remuneratória no seio dos trabalhadores do município?

 

2 – Reconhece o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Barcelos que estão reunidas as condições para proceder ao posicionamento remuneratório por opção gestionária?

 

3 – Vai o Sr. Presidente da Câmara de Barcelos implementar o posicionamento remuneratório por opção gestionária?

 

4 – Quantos trabalhadores serão abrangidos?

 

PCP O PARTIDO QUE NÃO TRAI!

 

publicado por pcpbarcelos às 20:50
pesquisar neste blog
 
Outubro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31
arquivos
Visitantes
contador de visitas gratis
links